sábado, 3 de maio de 2014

NÃO TE APAGUES...ALGUÉM TE CHAMA!

Entre o III Domingo da Páscoa (4 de Maio) e o IV Domingo da Páscoa vivemos mais uma semana de oração pelas Vocações. Para este 51.º Dia Mundial de Orações pelas Vocações, o nosso Papa Francisco escolheu, como título da sua mensagem (texto que facilmente encontrarás mais abaixo neste blog): “Vocações, testemunho da verdade”. Segundo as palavras do Santo Padre, “nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno.”. Por isso, antes de reconhecermos em cada um de nós esse testemunho, importa centrar todo o nosso coração e o nosso pensamento naquele que nos concede a graça das vocações. Começa por "olhar" à tua volta, para aqueles vivem contigo. Reconheces admiração pela Sua obra em cada um de nós, em cada uma das nossas vidas? E gratidão por esse Amor infinito e misericordioso. Adoração ao Pai pelo que Ele é e por tudo o que faz em nós e através das nossas mãos? Reflitamos, com a ajuda da vocação do profeta Jeremias, sobre a vocação de cada um de nós. «A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: «Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta das nações.» (Jer 1, 4-5) Perante o nosso silêncio, há um Deus que chama cada um pelo seu nome… Podemos percorrer todas as montanhas, atravessar todos os oceanos, podemos procurá-Lo nos cantos e recantos do mundo… Mas precisamos de parar, de fazer silêncio, para que Ele nos possa encontrar. «E eu respondi: «Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, pois ainda sou um jovem.» Mas o Senhor replicou-me: «Não digas: ‘Sou um jovem’. Pois irás aonde Eu te enviar e dirás tudo o que Eu te mandar. Não terás medo diante deles, pois Eu estou contigo para te livrar» – oráculo do Senhor.» (Jer 1, 6-8) As nossas dúvidas, os nossos anseios… E um Deus que apenas nos pede: confia em Mim. Não devemos ter medo, Ele nunca nos abandona. O Senhor partilha connosco a responsabilidade de cada projeto, de cada ação. «Em seguida, o Senhor estendeu a sua mão, tocou-me nos lábios e disse-me: «Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; a partir de hoje, dou-te poder sobre os povos e sobre os reinos, para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares.» (Jer 1, 9-10) Do Senhor parte sempre o primeiro passo, lado a lado com o convite que nos dirige para sermos Seus colaboradores. E o Senhor permite-nos que aceitemos livremente esse convite, para nos colocarmos ao serviço d’Ele. Se o deixarmos atuar em nós, Ele será o nosso guia, a nossa fortaleza e nada nos faltará. «Depois foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: «Que vês, Jeremias?» E eu respondi: «Vejo um ramo de amendoeira.» «Viste bem – disse-me o Senhor – porque Eu vigiarei sobre a minha palavra para a fazer cumprir.» (Jer 1, 11-12) É preciso estar atentos, vigilantes ao Senhor, ao que Ele nos vai pedindo ao longo do caminho. Assim, firmes na fé, fortes e corajosos, levaremos a Sua mensagem como luz que preenche o espaço ao seu redor. Por isso, NÃO TE APAGUES…ALGUÉM TE CHAMA!

Sem comentários:

Enviar um comentário