sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PASSOS PARA CAMINHAR... "VINDE E VEREIS"

"Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo" (Bento XVI, DCE, 1).
Um cristão não é, simplesmente, alguém que tem a sua fé, a sua religião, o seu culto ou a sua moral… É, fundamentalmente, alguém a quem de uma forma ou de outra, foi apresentado Jesus Cristo e se decide a segui-l’O, entrando num processo de conhecimento, de confiança, de intimidade, de compromisso e de identificação com Ele… Um processo cuja meta é a que São Paulo nos apresenta na sua Epístola aos Coríntios: “aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito”. Meta que nunca se alcança, neste mundo, de modo pleno e definitivo, mas para a qual devemos tender e caminhar sempre, cultivando aquela atitude de atenção e de disponibilidade que Heli recomenda a Samuel e que ele exprime por estas palavras: “falai, Senhor, que o vosso servo escuta”. A comunhão com o Mestre que o Apóstolo anuncia nasce e vive desta atitude… Encontrar Jesus, conhecê-l’O e comunicá-l’O são os pontos fundamentais do caminho de todo o cristão. Pontos que o Evangelho (Jo 1, 35-40) tão bem destaca: 1. “Eis o Cordeiro de Deus”. Deus age por mediações: na história da nossa fé há sempre um “João Baptista” que nos aponta e apresenta Jesus… 2. “E seguiram Jesus”. Não basta tê-l’O encontrado para ser seu discípulo: é preciso seguir o trilho dos seus passos. 3. “Que procurais?” Jesus não quer ser seguido por rotina ou distracção. Por isso há que sondar, frequentemente, a qualidade e a profundidade da nossa fé e as razões do nosso seguimento… 4. “Onde moras?” Seguir Jesus é entrar num processo interminável de conhecimento, intimidade e comunhão com Ele. 5. “Vinde e vereis”. Ninguém pode ir por nós… O caminho é procurar, aprendendo a reconhecê-l’O e a escutá-l’O aonde Ele nos propõe encontro: na sua Palavra, nos Sacramentos, em cada Próximo, nos “Sinais dos Tempos”… 6. “E ficaram com Ele”. Só permanecendo n’Ele e Ele em nós, daremos passos na assimilação e no testemunho do seu pensar, do seu sentir e do seu agir. 7. “E levou-o a Jesus”. A luz não é para se esconder. O evangelizado torna-se evangelizador, elo de transmissão…, como André. E essa é, hoje, a nossa responsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário