sábado, 1 de fevereiro de 2014
DIA DO CONSAGRADO
1. O Consagrado é outro Cristo
Os Consagrados são, na Igreja, aqueles que receberam a vocação de testemunhar com a totalidade da sua pessoa esta nova realidade, por meio de uma configuração perfeita com o Senhor Jesus Cristo, expressa na vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, da castidade e da obediência.
Assumem uma forma específica de viver, transformados por Cristo, caraterizada pela radicalidade do seu estilo de vida. Esse é o contributo que a Igreja lhes pede e de que o mundo precisa como auxílio para vislumbrar o rosto de Deus.
2. O Consagrado encarna a alegria do Evangelho
Face a tantas insatisfações produzidas pela busca insaciável de alegrias fugazes, o Consagrado tem uma experiência de vida diferente a apresentar: o de uma alegria serena, discreta, sóbria, pacificadora.
3. O Consagrado proclama a alegria do Evangelho
Como toda a vocação cristã, a vocação de consagração inclui sempre as duas dimensões: viver e anunciar, ser discípulo e missionário.
Os consagrados têm a especial missão de ocupar lugar ativo na “Igreja em saída” (cf. Evangelii gaudium 20), convocada pelo Papa Francisco para fazer a Evangelização do mundo.
4. Gratidão da Igreja
Pedimos ao Senhor que confirme todos os consagrados na sua vocação e que os transforme na alegria do Evangelho.
Suplicamos ainda o dom das vocações de consagração nas nossas dioceses e na Igreja, pois acreditamos que têm um lugar privilegiado na construção do Povo que se deixa transformar por Cristo e pela alegria do seu Evangelho.
+ Virgílio do Nascimento Antunes
Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário